Associação de Engenharia e sua importância!

As Associações de Engenharia podem ter vários nomes, como: associação, clube, instituto, entidade, mas a missão é sempre a mesma “integrar os profissionais da área e defender seus interesses comuns”. As Entidades de Classe nada mais são do que associações de profissionais, sem fins lucrativos, que representam os profissionais das áreas abrangidas dentro do Sistema. “As Entidades têm, em sua essência, o fortalecimento dos profissionais, das profissões e a missão de levar conhecimento técnico e apoio aos colegas da mesma área. Elas representam os profissionais dentro do Crea.

Como funcionam as Entidades? E elas são importantes?

Essas são algumas das perguntas que pairam pela cabeça dos profissionais. Afinal, se eu já estou registrado no Crea, por que me associaria a outra Entidade? O trabalho realizado pelas Associações é bem diferente do que é feito pelo Conselho. O Crea tem como objetivo a regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, agronomia, geociências, e suas ramificações, como tecnólogos. Já as Entidades representam os profissionais dentro do Conselho através das comissões, comitês, câmaras especializadas e as reuniões plenárias.
As Entidades de Classe são as responsáveis não só por representar os profissionais perante o Sistema Confea/Crea, elas também têm o papel de promover a valorização e aperfeiçoamento profissional através de cursos, palestras, revistas técnicas, entre outros. Isso é feito através dos Editais de Chamamento, programa do Conselho que apoia estas ações.
Além dos benefícios citados acima, nossa Associação tem um Clube de Vantagens, como plano de saúde Unimed, clube de campo com piscina, campo de futebol, quiosque para eventos, disponibilização de terminais de computadores com banda larga e impressoras para o profissional utilizar, descontos em cursos e eventos, entre outros.

Associativismo

Por conceito, o associativismo é uma iniciativa que consiste na constituição de grupos de pessoas ou de organizações que se reúnem para gerar soluções, bem como superar desafios e dificuldades nos mais variados âmbitos, tendo como objetivos reunir esforços para desenvolver atividades de interesse comum; fortalecer os laços de solidariedade do grupo; defender os interesses de todos os associados; entre outros. O associativismo promove grande interação entre os profissionais, difundindo a troca de conhecimento, gerando oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, impulsionando a promoção de eventos e cursos técnicos, dentre outros benefícios”.
O associativismo pode iniciar já durante a graduação, ou pelos jovens profissionais, que têm nessa oportunidade uma escola de desenvolvimento participativo e de aprendizagem profissional.

Entre em contato conosco, informe-se sobre os benefícios e associe-se! “O associativismo é muito importante. Na verdade, ele não é só importante, ele é essencial para uma constante melhoria sua profissão!