Sobre a Associação

A Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é uma entidade de classe sem fins lucrativos fundada no ano de 1954 por um grupo de Engenheiros e Arquitetos.

Sendo alguns destes profissionais, engenheiros do DER- Departamento de Estradas de Rodagem e alguns profissionais da cidade, entre eles, Arquiteto Nelson Barbieri, Engenheiro e Arquiteto Vicente Micelli, Engº Civil Boaventura Gravina, Engº Civil Salvador Gonçalves, Engº Civil José dos Santos, Engº Civil Alberto Maricato e Engº Civil Olavo Guimarães Cupertino.
Em 1954 os primeiros presidentes da Associação foram o Engº Civil Olavo Guimarães Cupertino, na época diretor do DER e o Engº Civil Alberto Maricato, que sempre muito entusiasmados, convidavam o pessoal para se reunirem.
No início, como a Associação não tinha sede própria, os sócios fundadores realizavam as reuniões em diversos lugares, entre eles o Salão Nobre da Escola Superior de Agrimensura de Araraquara, a Sede de Campo do Clube Araraquarense, em bares, pizzarias, por isso ficaram conhecidos como Pizza Clube. Em 30 de janeiro de 1955, nas instalações da sede esportiva do Clube Araraquarense, foi realizada uma festiva e solene reunião, na qual tomou Posse a Nova Diretoria da Associação, conduzida pelo Presidente Boaventura Gravina. Nesta mesma reunião após a fala do ex-presidente Engenheiro Alberto Maricato e do Comendador Hélio Morganti, o novo Presidente da Associação,

Engenheiro Boaventura Gravina, com toda sua modéstia, agradeceu a escolha de seu nome para tão importante posto e dentre outras considerações e agradecimentos, afirmou que faria tudo para que fosse construída a Sede de Campo da entidade nas margens do rio Mogi, na fazenda Guatapará, terreno gentilmente doado pelo Comendador Hélio Morganti.

Na mesma data, esse importante evento foi publicado pelo Jornal “O Imparcial” e circulou pela cidade e região, prestigiando a entidade dos Engenheiros, cuja atuação social e técnica, vinham repercutindo até mesmo fora de suas fronteiras  e que na medida do possível, sempre colaborava com Autoridades na solução de múltiplos problemas relacionados com a Engenharia em seus vários setores.

Durante as próximas reuniões, foi aprovada uma Proposta levada por um dos presentes, de que os sócios fundadores ficariam isentos de pagamentos. A partir disso, como “todos sócios eram fundadores” até aquele momento, faltavam recursos financeiros para concretizar a construção da Sede de Campo e dessa forma não foi possível formalizar a doação e assumir a posse do terreno na Fazenda Guatapará nas margens do rio Moji.

De 1955 à 1967 os presidentes  da Associação foram os Engºs Boaventura Gravina, Antonio Tavares Pereira Lima e o Arquiteto Nelson Barbieri.

Em 1968 com novas eleições , o Engº José Henrique Albieiro é empossado ao cargo de presidente da Associação cujo mandato estendeu-se até o final do ano de 1971.

Em 1972, a Associação passou atender em seu primeiro escritório localizado na Rua Drª Maria Janasi Biagioni nº 560 –1º andar, salas 1 e 2 no centro de Araraquara-SP e o Engº Civil Osmar Carlos Galucci assumi a presidência de 1972 até ano de 1973.

 Em seu mandato, durante Assembléia realizada em Junho de 1972, o presidente Osmar Carlos Galucci, comunica à todos a doação feita pela Prefeitura Municipal de Araraquara de um terreno à Associação para a futura construção da Sede própria, cuja escritura já estava sendo providenciada junto a Comarca de Araraquara. Na mesma oportunidade o presidente fez convites aos Arquitetos presentes, solicitando a formação de um grupo que se encarregassem do projeto para a construção da nova sede sobre o terreno recebido em doação.

Através das eleições realizadas no final do ano 1973, o Engº Mário Chiarini é conduzido ao cargo de presidente da Associação pelo período compreendido de janeiro de 1974 à agosto de 1975 e em seu mandato, em Outubro de 1974, a Associação passa a atender em novo endereço, localizado na Rua Nove de Julho,598, 1º andar, sala alugada 23, no Centro de Araraquara-Sp.

O período de Setembro de 1975 à Março de 1981 é conduzido pelo presidente Arquiteto e Urbanista Paulo Barbieri e em seu mandato, em dezembro de 1975, a Associação muda-se para seu terceiro escritório alugado localizado na Avenida Portugal, 448, Centro – Araraquara-Sp, enquanto ainda não fosse possível atender na sede própria. Os diretores se empenharam bravamente em busca de recursos para as obras e finalização da construção da sede própria, localizada na Rua João Gurgel, 1881 – Carmo, Araraquara-Sp, e após muitas dificuldades, muito trabalho, em 15 de Dezembro de 1978 a Sede própria da Associação é inaugurada e seu funcionamento oficializado através de um Jantar Solene de Inauguração, ocasião em que o  Engº Alberto Mantese é homenageado.

Com novas eleições, o Engº José Henrique Albieiro é eleito novamente presidente da Associação em junho de 1981, extinguindo seu mandato em dezembro 1983. O Arquiteto Paulo Barbieri retorna ao cargo de presidente em 1984 e conduz o biênio 1984-1985.

Em 1986 o Engº Civil Pedro Antonio Baptistini foi eleito presidente por um período que compreendeu quatro mandatos consecutivos, iniciando-se em janeiro de 1986 até dezembro de 1993.

Durante o mandato do presidente Engº Civil Pedro Antonio Baptistini, em Março de 1987, a Prefeitura de Araraquara, doou uma área de terra de 29.673,68 (vinte e nove mil seiscentos e setenta e três e sessenta e oito) metros quadrados, através da Lei Municipal nº3.343 de 11 de Março de 1987, para a Associação. Essa área localizada entre as Ruas José Barbieri Neto e Dr. Gennaro Granata, no Jardim Botânico, foi destinada à prática de Atividades Esportivas, Lazer e Culturais constituindo a Sede de Campo da AAEAA.

Em 22 de fevereiro de 1992, foi realizado um evento Festivo de inauguração da sede de campo, no qual toda diretoria e vários associados estiveram presentes para prestigiar a conquista da sede de campo da entidade.

O biênio de 1994-1995 é conduzido pelo Presidente Engº Civil Weber Ciloni e nas eleições de 1995, o Engº Civil Pedro Antonio Baptistini é reeleito ao cargo de presidente da Associação para o biênio de 1996-1997.

Nas eleições do final do ano de 1997, o Engº Civil Antonio Luis Roçafa é empossado ao cargo de presidente da Associação permanecendo por cinco mandatos consecutivos, que compreende os biênios 1998-1999, 200-2001, 2002-2003, 2004-2005 e 2006-2008. Em janeiro de 2009 o Engº civil Fernando Martins Speranza é eleito o novo presidente da Associação e conduziu dois biênios, permanecendo até dezembro de 2014.

O atual presidente da Associação é o Engº Civil Luis Carlos Cambiaghi Zanella que foi conduzido ao cargo através das eleições realizadas em dezembro de 2017 para o mandato 2018- 2020.

Faça parte e tenha os benefícios de um associado

  • Disponibilização de terminais de computadores com banda larga e impressoras.
  • Aluguel de salas com sistemas de vídeo e som.
  • Desconto no aluguel do Salão de Festas AAEAA para eventos – Salão com capacidade para 97 pessoas.
  • Atendimento para soluções de dúvidas (AAEAA – CREA) – dúvidas sobre preenchimento de ART e muito mais.
  • Fornecimento de Caderneta de Obras.
  • ​Orientações técnicas, administrativas e troca de idéias.
  • Divulgação dos serviços profissionais dos sócios através de site interativo.
  • ​Revista “Obra Prima” – traz reportagens técnicas, divulgação de legislações, matérias técnicas, divulgações de eventos, notícias de interesse da classe e muito mais.​
  • Cursos e Palestras com temas importantes para agregar no currículo do Profissional.
  • Tabela de Honorários (parâmetro para valores)​.
  • Clube de Campo com ampla estrutura e comodidade – campo de futebol, campo de areia, piscinas, quadra de tênis, bosque com bancos e mesas, bar com mesa de sinuca e TV a cabo, quiosque com churrasqueira e forno a lenha para confraternizações e muito mais.​